Por que fidelizar clientes é tão importante?

por | out 2, 2020 | Blog, CX Customer Experience

Por que fidelizar clientes é tão importante?
Fidelização de clientes é fundamental para rentabilização de empresas

Certamente você já ouviu falar que é muito mais barato manter um cliente, do que investir em novos.

A frase é clichê, mas é real e dentro de um mercado cada vez mais acirrado, a empresa que consegue pensar em ações de fidelização, aumentando o grau de satisfação, se destaca.

Mas o que é fidelização de clientes?

Em resumo, a fidelização de clientes tem relação direta com o processo de retenção, ou seja, aquela pessoa já consumiu algo da empresa e tem certa confiança.

Através de ações essa confiança vai crescendo cada vez mais e o cliente fiel não faz outra escolha, nem mesmo o preço entra como variável nesses casos.

A fidelização também acaba tendo relação com a satisfação do cliente, que vai sendo mantida durante todos os processos de compras.

E por que a fidelização é tão importante?

Segundo pesquisas, sem a fidelização de clientes, a empresa poderia continuar funcionando, mas não teria chances de aumentar lucros, por exemplo.

Esse já é um bom motivo não é mesmo? Mas ainda temos mais alguns tópicos para você refletir e entender a importância.

1 – Cliente fiel repete a compra

Se você acompanha o nosso site já deve ter visto sobre a jornada de compra do cliente.

Quando falamos no processo de fidelização, todas essas etapas não acontecem mais, afinal, a pessoa já está mais que convencida a realizar mais compras.

A economia nessas estratégias e ações, faz com que a empresa ganhe tempo e consequentemente dinheiro.

2 – Indicações acontecem com frequência

Mesmo com todas as ações de marketing digital, a melhor propaganda continua sendo o famoso boca – a – boca.

Aquelas indicações espontâneas que acontecem em uma reunião familiar, em uma conversa informal com os colegas de trabalho ou no grupo de Whatsapp com amigos.

O cliente fiel vai indicar seus produtos / serviços para pelo menos mais uma pessoa, que vai estar em um processo da jornada de compras bem mais avançado.

Em resumo, quando alguém de confiança consome e nos indica algo, a tendência é que compramos sem tantos questionamentos e pesquisas de mercado.

3 – Valor gasto vai aumentando a cada compra

Conforme o cliente ganha confiança e mostra satisfação com o que a empresa oferece, os valores gastos em produtos / serviços vão aumentando a cada compra, seja no valor ou na frequência.

Algumas pesquisas indicam que na primeira compra o consumidor tende sempre a comprar algo de valor baixo, justamente para testar a qualidade e até mesmo o atendimento prestado.

Grau de fidelidade dos clientes

Você sabia que Phillip Kotler, um dos pioneiros em marketing, classificou os diferentes graus de fidelidade de clientes?

Há quatro grupos:

– Os clientes convictos, que compram sempre da mesma marca, independente de qualquer coisa;

– Os chamados divididos, que são fiéis, mas ainda consomem de mais marcas;

– Aqueles que são inconstantes e vivem mudando de marca o tempo todo;

– E os infiéis, que acabam não tendo nenhum tipo de preferência.

O que sua empresa anda fazendo para fidelizar e satisfazer clientes?