por Hevelyn – Fidelizar+
O modelo de fidelização de clientes por programas de recompensa é o mais utilizado no mercado atual, por ser prático e extremamente efetivo. Ele consiste, basicamente, em premiar seus clientes por sua fidelidade, por voltar sempre ao seu estabelecimento. Esses prêmios podem vir como pontos que são trocados por brindes ou cash back, por exemplo. Vou te explicar com mais detalhes, não se preocupe.
Veja o que você vai encontrar neste artigo:
O que é o modelo de recompensa?
Você já foi a um restaurante e recebeu um cartão de fidelidade de papel, onde você ganhava um carimbo a cada compra para ser recompensado com um presente depois de preencher todos os espaços com carimbos? Então você já participou do modelo tradicional de programa de fidelidade por recompensa. O problema de utilizar o papel é que se torna impossível registrar informações, mas o cartão de fidelidade digital resolve esse problema.
O modelo de recompensa é bem simples: Você pontua seu cliente por cada visita feita ou pelo valor que ele gastar em suas compras e depois de alcançar certa pontuação, ele pode resgatar um prêmio de uma lista determinada por você.
Claro que existem algumas variáveis importantes para isso dar certo, como por exemplo, se o valor de pontos necessários para resgatar um prêmio é realmente coerente, ou se você possui uma lista de prêmios vasta para satisfazer o gosto de todos os perfis de clientes que você possui, mas resumidamente, é assim que funciona o modelo de recompensa. Você pode saber mais sobre como criar uma estratégia de fidelização de clientes clicando aqui, onde você vai ter acesso a um manual para fidelizar mais clientes, que vai te orientar sobre os pontos importantes na hora de desenvolver a sua estratégia.
O que faz o modelo de recompensa ter tanto sucesso?
O programa de fidelidade baseado em recompensa é muito popular por ser o mais recomendado ao varejo e 74% do mercado brasileiro girar em torno do comércio varejista. Mas vamos falar de forma prática sobre os sentimentos que essa estratégia gera no público.
O grande gatilho para esse tipo de programa de fidelidade fluir bem é a gamificação, que consiste em utilizar desafios semelhantes ao de jogos para fazer as pessoas se sentirem motivadas a tomar uma determinada atitude, que nesse caso é comprar mais.
Funciona assim: você propõe um desafio – conquistar o prêmio desejado –, explica as regras –só é possível conseguir o seu prêmio ao acumular o número x de pontos – e trabalha em relembrar e motivar a pessoa sobre essa tarefa a cumprir – com mensagens ou e-mails, por exemplo, contanto sobre promoções, notificando sobre um prêmio interessante para aquele perfil de cliente, etc –. Esse desafio proposto vai levar a pessoa a comprar mais e em maior quantidade, além de fazer ela ter uma experiência positiva, divertida sobre seu negócio. Além disso, existe o valor que será agregado a sua marca por valorizar os clientes e os premiar por sua fidelidade.
E então, se interessou por programas de recompensa?
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a aprender como fidelizar clientes. Caso tenha alguma dúvida, por favor pergunte por aqui, estou à sua disposição para ajudar.