Como mapear a Jornada do seu Cliente?

por | set 4, 2020 | Blog, Satisfação e Fidelização | 0 Comentários

Como mapear a jornada do cliente

Você deve estar se perguntando “por que preciso mapear a Jornada do Cliente dentro da minha empresa”. Afinal isso não é um conceito novo que surgiu junto com o Marketing Digital.  Quanto você terminar essa leitura, entenderá a importância, algumas vantagens e até mesmo como mapear a Jornada do Cliente dentro da sua empresa.  Vamos lá?

Por que mapear a Jornada do Cliente?

Vou responder essa sua pergunta, mas antes vou te fazer uma outra pergunta: Qual é a sua estratégia para atrair e conquistar um cliente?

Isso mesmo, se você conhece a Jornada do Cliente, será uma ferramenta muito útil para desenhar o seu Funil de Vendas, e planejar a melhor estratégia de conteúdo e formas de abordagem do seu cliente até a decisão final da compra do seu produto ou serviço. Uma grande vantagem é que trará redução de custos com publicidade, aumentará as suas vendas e conquistará a satisfação e confiança do seu cliente! Então, agora vamos ao que interessa?

O que preciso saber para mapear a Jornada do meu Cliente?

  1. Identificar o Buyer Persona:  Se você já conhece bem o seu público será mais fácil, senão pode ser preciso fazer alguma pesquisa.  O primeiro passo é criar o seu Buyer Persorna, dar um nome, endereço, idade, profissão, traçar um perfil para seu cliente, inclusive se tem filhos, que hora trabalha, se tem algum hobby. Caso ache necessário, pode até criar mais de uma persona, mas sem exageros para não perder o foco. Será útil para você traçar a jornada, criar conteúdos, enviar e-mail marketing, etc.
  2. Estimar um tempo para Jornada: Estimar a duração da Jornada do seu Cliente, é uma estimativa para você identificar o momento para conduzi-lo para a próxima fase da Jornada. Não use isso como uma regra e pressione demais o seu cliente, pois ao invés de retê-lo, poderá afastá-lo definitivamente.
  3. Definir os Canais: Tenha em mente que cada clientes tem um canal preferido para ser atendido. O ideal é você estar presente em multicanais.
  4. Aprender e Descobrir: A partir desse ponto é que tem início a Jornada do Cliente propriamente dita!  Nesta primeira fase é quando o cliente começa a fazer pesquisas por uma palavra chave, seja por curiosidade ou para solucionar um problema, e terá o primeiro contato com a sua empresa.  Neste momento você não deve focar em vendas, e sim usar a sua estratégia para manter o contato com a sua empresa, dando dicas de como solucionar o problema que ele tem através dos seus conteúdos.
  5. Considerar a solução: Neste momento o cliente passa a avaliar as soluções que ele encontrou para o seu problema, e também comparar os preços, qualidade, enfim avaliar o custo x benefício de tudo o que ele encontrou nas suas pesquisas. Agora sim é a hora de você fazer o seu comercial, se apresentar como empresa e oferecer informações mais completas, convidá-lo para participar de webinars caso você os faça, ou ainda enviar tutorias para mostrar como seu produto ou serviço pode solucionar o problema dele.
  6. Decidir pela compra:  Pronto, agora o cliente decidiu que vai comprar. “Agora é a hora de vender o seu peixe”! Apresente cases de sucesso, comentários de quem já é seu cliente, faça demonstrações, mostre todo o potencial que o seu produto ou serviço tem.
  7. Continuar o Relacionamento: Como você obteve sucesso no item anterior, fechou a sua venda, não abandone o seu cliente! Hora de garantir que ocorra o “Sucesso do Cliente”. Faça uma pesquisa de satisfação, ofereça suporte, fidelize o seu cliente!

E agora, vamos mapear a Jornada do Cliente da sua empresa?

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