Estratégias de Customer Success para seu negócio

por | jul 9, 2020 | Blog, CX Customer Experience

Estratégias de Customer Success para seu negócio

Quem não deseja ter um negócio que seja referência no mercado e um sucesso de vendas entre os consumidores, não é mesmo?!

A expansão do mercado continua crescendo gradativamente junto com os avanços tecnológicos e os consumidores cada vez mais passam a exigir posturas diferentes das marcas e empresas. 

Com  isso, foi criado diversas estratégias de marketing que auxiliam no desenvolvimento e no funcionamento do seu negócio.

Mas, hoje em dia, somente estratégias para o aumento de vendas, não tem sido o suficiente para o sucesso no mercado. O consumidor não quer mais apenas consumir um produto ou serviço, ele está em busca de uma experiência. 

Pensando nisso, podemos partir do ponto de mudança de comportamento com a chegada do Customer Success. Você sabe o que é isso? Continue comigo para entender!

Afinal, o que é Customer Success?

O Customer Success pode ser entendido como uma metodologia das empresas, que busca a realização dos objetivos de seus clientes, ou seja, todos os passos da venda se baseiam no fato do cliente atingir suas metas por meio da interação com sua empresa. 

Esse processo se inicia com a qualificação e estratégias no momento da venda, chegando ao pós venda. Com esses pensamentos sendo inseridos nas empresas, muitos processos precisam ser adaptados desde de o marketing até o atendimento.

Afinal, o foco das marcas não são mais vender cada vez em maior quantidade, com menos investimento e com preocupação apenas no produto ou serviço. O foco nesse caso, passa a ser a experiência e sucesso do seu cliente.  E para isso,  alguns processos passaram a acontecer.

O processo de aplicação do Customer Success

Para que a nova estratégia funcione, é preciso a adaptação das marcas e também do ajuste de valores e objetivos. 

O primeiro passo para isso é perceber quem são seus verdadeiros consumidores, onde encontrá-los, como se comunicar com eles e no que podem ajudar. 

Por exemplo, no caso de processos odontológicos, não adianta atrair um público com interesse em implante dentário se não cubro esse serviço.

Pensando nisso, junto com as campanhas e procedimentos de comunicação as empresas passam a aplicar pesquisas de mercado para base das estratégias mercadológicas e tomadas de decisão. Além de pesquisas para descobrir seu público-alvo.

Com tudo isso definido, os setores passam a ter informações concretas para se comunicar de forma eficaz com seu público-alvo e assim, realizar vendas de qualidade para quem realmente busca o produto ou serviço.

Dessa forma, é perceptível que o relacionamento com o cliente é um ponto crucial e que com qualidade o resultado é melhor do que com persuasão pura. Até porque o objetivo final é a satisfação e fidelização desse cliente. 

Quais estratégias posso usar?

Como já vimos, com a metodologia do Customer Success, o cliente é o centro de todo o processo, não só o cliente, mas o cliente certo e o seu sucesso dele.

Por isso, hoje, um bom vendedor não é apenas aquele que sabe argumentar, é persuasivo e acaba com suas objeções, mas aquele que entende verdadeiramente o negócio da empresa e se torna um consultor para a conquista do objetivo do cliente, sendo capaz de mostrar as vantagens e simular os bons resultados que trará. 

Por exemplo, quando um paciente odontológico busca por “clareamento dental preço” e chega até o vendedor, no caso o dentista. A função deste é mostrar com propriedade os meios de alcançar o objetivo.

Ou seja, ter a preocupação do sucesso e da qualidade do serviço que o cliente irá receber, apresentando as opções e entendendo qual melhor procedimento se enquadra no caso: a bisnaga de clareamento, clareamento interno ou luz ultravioleta, entre outros.

Existem algumas táticas para filtrar os clientes, atingindo o público-alvo e por fim, fidelizá-los, seguindo a metodologia Customer Success, alguns meios para isso são:

Invista no meio digital

As pessoas passam muito tempo na internet, nas redes sociais, sites e, com certeza, quando querem buscar por um produto ou serviço é lá que vão buscar as informações necessárias.

Então se você ainda não possui um site, com informações sobre quem você é, o que oferece, seus contatos, redes sociais, localização e um blog com conteúdos relevantes que mostre sua propriedade. Pega essa dica: é hora de criar um!

Marketing sensorial

Essa é uma estratégia muito válida no caso de você querer ter um diferencial. Lembrando que o consumidor busca por experiência.

Use os estímulos emocionais e psicológicos a seu favor, traga: cor, objetos, sons, cheiros, etc. Trabalhe com os cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) de acordo com seu negócio e brinque com a sua criatividade.

Assim, você trará uma vivência agradável e inesquecível para o seu cliente e quando ele precisar, vai lembrar de você!

Do atendimento à venda

Pense que o seu produto ou serviço pode ser encontrado em outros lugares, a concorrência está cada vez mais acirrada. Então o seu diferencial precisa ser a forma que cliente irá adquirir a compra. 

O atendimento humanizado e amigável é o que ele está buscando. E depois da venda, o trabalho não acaba. 

Quantas vezes já realizou uma compra em um lugar ótimo e depois disso nunca mais teve nenhum tipo de contato, até que esqueceu deles, não é?!

Exatamente, o processo de pós venda é tão importante quanto o da venda. Esse é o momento de mostrar que você está interessado no resultado que o seu cliente alcançou, se as expectativas foram atendidas, se ele precisa de alguma orientação e como está sendo a experiência para ele. 

A satisfação do cliente também é uma propaganda

O impacto positivo que seu negócio trará ao seu cliente é que realmente importa, afinal, você não quer que seu cliente use seu aparelho dentário, faça todo o procedimento com você e saia insatisfeito, não é mesmo?!

Cuide do seu cliente, da experiência que ele terá e do seu resultado, que assim, eles sempre estarão com você!

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Clínica Ideal